Início » Dicas de Aplicativos » Telegram é melhor que WhatsApp? Veja aqui os principais benefícios!

Telegram é melhor que WhatsApp? Veja aqui os principais benefícios!

Você conhece o Telegram? O Telegram é um comunicador instantâneo mais leve, mais seguro, e também gratuito. O aplicativo é mais que uma alternativa ao WhatsApp e Messenger, do Facebook. Disponível para as três principais plataformas Android, iOS, e Windows Phone, já existe desde 2013.

Vamos ver neste post quais as principais funções do aplicativo e deixar você decidir por si mesmo se vale a troca. Pode ser que você perceba a possibilidade de ter os dois, o número de usuários cresce continuamente, e há quem diga que o Telegram é o novo WhatsApp.

O Telegram é parecido e diferente

Como o Telegram funciona e é melhor que o WhatsApp

Ele tem as principais funções que seus concorrentes:

  • Envia mensagens de texto,
  • Possui emojis, e gifs
  • Envia mensagens de voz,
  • Permite chamadas.
  • Arquivos, vídeos e imagens anexas,
  • Cria conversas em grupos
  • Permite conversas privadas
  • Usa seu número de celular como identificação da conta
  • É gratuito
  • Permite imagem de perfil.

Até aqui tudo igual.

O Telegram oferece recursos parecidos, e melhora outros

No começo, é preciso cadastrar o número de telefone, e validar com um código. Igual ao WhatsApp, mas então as diferenças começam.

Você pode colocar um nome de usuário

E, por este nome, outras pessoas podem te encontrar e falar com você, além de mencionar seu nome.

Uma das vantagens é que você pode ter um histórico melhor de suas interações. Além de não precisar passar seu telefone, por exemplo.

Envia mensagens de texto, e tem opção de autodestruição em chats

Veja aqui como o Telegram funciona com suas mensagens auto destrutivas

Você pode conversar com seus amigos em um chat comum, como no Messenger ou WhatsApp, mas também pode conversar em um chat secreto.

No chat secreto suas mensagens são criptografadas, só podem ser lidas entre o ‘remetente e o destinatário’, ou seja, você e quem conversa contigo no chat.

  • Não há como encaminhar a mensagem;
  • Se a conversa for apagada por quem enviou, ou recebeu, a outra parte tem o chat apagado também;
  • Você pode escolher a opção de autodestruição, e limitar o tempo de vida da informação;
  • As mensagens ficam apenas nos dispositivos, e não na nuvem do Telegram;
  • Tem alarme para print de tela (funciona na maioria dos dispositivos).

Como inicio um chat secreto?

Para começar um chat secreto é simples, as recomendações a seguir são do próprio site do Telegram:

  • Como inicio um chat secreto?
    • iOS: Inicie uma nova mensagem…E então em ‘Novo Chat Secreto’.
    • Android: Deslize para a direita para abrir o menu e então em ‘Novo chat secreto’.
    • WP: Toque + na lista de chats e então em ‘Novo chat secreto’,

O que são as mensagens autodestrutivas do Telegram?

A opção de mensagem com tempo de Autodestruição só aparece nos Chats Secretos. Você pode configurar por quanto tempo quer que a mensagem seja visível para a outra pessoa.

Imagens podem ser configuradas para serem vistas apenas uma vez, por exemplo. E mensagens, podem ter duração de minutos, horas ou dias.

O tempo passa a contar a partir do momento em que a mensagem foi visualizada pelo destinatário.

Se você apagar a mensagem, ela não terá rastros

Como usar o Telegram com mensagens secretas

Isso mesmo. Não aparece aquele recado ‘mensagem apagada’ quando você apaga uma mensagem enviada pelo Telegram.

O máximo que acontece, é o destinatário perceber que ‘falta alguma coisa ali’. Mas se você escolher apagar para o remetente também, a mensagem some completamente.

Além de apagar, também pode editar uma mensagem.

Errou alguma palavra e quer corrigir? Simples. Você pode editar a mensagem, e não precisa mais mandar aquele clássico pedido de desculpas, com um * na frente do erro.

O Telegram também possui emojis, gifs e Stickers

Um diferencial aqui são os Stickers, que aparecem como variações aos emojis escolhidos durante a conversa. Há dezenas de pacotes diferentes com Stickers, você pode instalar e usar como quiser.

Ele baixa sozinho todo o pacote quando você clica em adicionar um Stickers recebido, facilitando muito a vida do usuário.

Arquivos, vídeos e imagens anexas, com um grande limite

Para quem está acostumado a enviar anexos com menos de 30 MB, vai se surpreender com a capacidade do Telegram. Arquivos podem ‘pesar’ até 1,5 GB para serem enviados por ele. E o melhor, é que você não precisa baixar no seu aparelho para ver.

O armazenamento em nuvem, e só um pequeno consumo em cache, fazem com que seu telefone não fique atolado de coisas.

Você não precisa ficar desocupando o celular para liberar espaço – como acontece com os concorrentes –, porque ele não ocupa espaço.

Cria conversas em grupos e supergrupos

Supergrupos no Telegram como funcionam

Este talvez seja um dos diferenciais mais apreciados por quem gosta de grupos.

É possível criar um grupo para familiares e amigos com até 200 pessoas (sim, o WhatsApp permite grupo de 250). Neste grupo, todos são administradores, e podem enviar mensagens normalmente.

Mas se este grupo cresce, é possível criar os supergrupos. Estes, vão até 2 mil participantes. Aqui há moderadores, e se uma mensagem for apagada, não fica registrada no grupo, ela some completamente.

Canais no Telegram

Quem quiser pode falar com uma audiência ilimitada, usando canais. Estes canais funcionam como a timeline do Facebook, só que no Telegram.

Parte destas novidades só são possíveis por causa do nome de usuário.

Nas conversas é possível usar hashtags, rastrear mídias e até emojis ou gifs. A organização do histórico é mais fácil porque é possível ‘mencionar’ um usuário, e seguir a conversa a partir deste ponto.

O Telegram não tem mensagens por vídeo. No próprio site oficial eles afirmam que o foco é ‘mensagens de texto’.

Isto não impede que ele seja muito superior ao WhatsApp também em mensagens de voz.

No Telegram você grava sua mensagem sem ter que ficar o tempo todo segurando o microfone. E, depois de gravar, pode ouvir a gravação antes de enviar. Um recurso tão bom que é difícil imaginar porque não é assim em todos.

Multiplataformas

Há versões para Android, iPhone e iPad, Windows Phone, e também para desktop. Para Linux, Windows,  e Mac. Há ainda uma outra versão, para usar direto no navegador, com um especial para o Chrome. Você pode começar uma conversa no celular e terminar no computador, perfeitamente sincronizada.

O que dizem sobre o Telegram?

https://www.youtube.com/watch?v=fTmRyEk-NpA

Em novembro de 2017, haviam 2.706.281 avaliações na Play Store. O aplicativo ganhou 4 estrelas, com 1.787.494 avaliações sendo 5 estrelas. Muito querido pela comunidade.

Para a versão mobile e a versão desktop, só há elogios. Tanto quanto a velocidade, quanto a sincronização. A segurança que o aplicativo mostra sobre os demais, é um item bem comentado também.

Mas, um diferencial que é citado como vantagem, é o player de vídeo embutido no próprio leitor de mensagens. O link do vídeo já aparece com o vídeo rodando. E melhor, assim que você sinaliza que quer assistir a uma mídia, as outras já são reproduzidas na sequência.

Muito mais prático, só precisa cair no gosto popular.

A parte técnica do Telegram também agrada, e muito

As versões no iTunes variam um pouco de tamanho, conforme o dispositivo, vão de 19.0 MB/30.4 MB.

Na Windows Store, a versão para desktop tem 38,4 MB, e a versão para Windows Phone 10, 47,5, mas isto muda conforme o dispositivo.

O interessante é que depois de instalar não ocorre o que acontece comumente com o WhatsApp, ele não aumentou muito de tamanho, e não ocupou mais espaço depois de muitas mensagens com arquivos de mídia.

O aplicativo ainda é pouco conhecido, muita gente só usou por causa dos bloqueios impostos aos WhatsApp pela justiça brasileira.

Para quem usa e gosta, o jeito é fazer propaganda entre os contatos, veja como aqui, e espalhar os benefícios deste aplicativo. Em vários aspectos, muito superior aos mais usados atualmente.

Comente