Início » Dicas de Aplicativos » Motorista de aplicativo: quais são as principais vantagens e desvantagens?

Motorista de aplicativo: quais são as principais vantagens e desvantagens?

Com a falta de emprego em muitas áreas brasileiras, muitas pessoas começaram a procurar formas alternativas de conseguir dinheiro, sendo uma das mais conhecidas a de motorista de aplicativo, principalmente pelo retorno rápido, por ser uma profissão que não exige demais especificações e pode ser feita em qualquer horário do dia.

Está pensando em começar a trabalhar como motorista e está com algumas dúvidas? Veja aqui as principais dúvidas e respostas sobre essa profissão, como funciona, qual é o retorno esperado, cuidados e muito mais.

Fique por dentro e comece agora mesmo a ter uma renda extra em sua casa, não deixe de ler!

Motorista de aplicativo: quais são as principais vantagens?

Motorista de aplicativo: quais são as principais vantagens?

1 – Você faz seu horário

Prefere trabalhar no período da manhã ou no período da noite? Tanto faz qual seja, a escolha será sua! Os aplicativos de motoristas no Brasil possuem uma demanda alta independente do dia, mais precisamente recebem mais chamados durante o final de semana.

Caso você queira, será possível trabalhar uma grande quantidade de tempo ou aquele período que está sobrando depois do seu outro turno de trabalho, tudo dependerá do que escolher, podendo ser uma forma de conseguir uma renda extra ou também sua profissão de forma integral.

2 – Sem chefe

Você será seu próprio chefe, além de fazer os horários que mais gosta ou durante o período que prefere, poderá também bater as metas que você mesmo definir, podendo correr atrás do dinheiro que achar suficiente, entre demais decisões.

Além disso, seu relacionamento será direto com a empresa de aplicativos, não sendo necessário intermediários ou demais pessoas para implementar processos.

Tudo isso é considerado um luxo para muitas pessoas, principalmente para aquelas que não gostam de clima corporativo ou ambientes lotados.

3 – Clientela fiel

Muitos motoristas depois de começarem a trabalhar com os aplicativos começam a criar uma clientela única, principalmente pela sua simpatia, atendimento diferenciado e também atenção no trânsito.

Você verá que muitas pessoas vão querer seu contato pessoal, desenvolvendo até mesmo uma rotina de levar determinada pessoa para o trabalho, para a academia e demais possibilidades, tudo pela comodidade e valor mais em conta do valor do app do que o uso de transporte coletivo.

E as desvantagens?

Motorista de aplicativo: quais são as principais vantagens?

1 – Perigo da cidade e das ruas

Muitas das cidades brasileiras não são tão seguras quanto o esperado, principalmente para quem fica o dia inteiro na rua trabalhando com veículos. Essa é uma das maiores desvantagens de trabalhar como motorista de aplicativo, a exposição é maior ainda e mais perigosa, ainda mais com alguns dos apps aceitando o pagamento em dinheiro.

É preciso avaliar bem a região de atendimento que irá atender, visto que poderá ser um risco para você e até mesmo para o cliente que vai chamar seu serviço.

2 – Ganho proporcional ao trabalho

Outra desvantagem de trabalhar como motorista de aplicativo é também pelo ganho, visto que caso você esteja doente, não puder sair ou demais causas que interfiram diretamente em seu desempenho de trabalho, não haverá ganho monetário.

Isso também pode ser prejudicado pela falta de clientes, causada pela diminuição do uso do serviço.

3 – Avaliação alheia

Seu atendimento pode ser o melhor do mundo, seu carro pode estar brilhando de limpo e demais qualidades, porém, é preciso estar preparado para alguns passageiros que encontrarão defeitos onde não existe, visto que você estará lidando com humanos, difíceis de lidar e com humores desequilibrados.

Dessa forma, é necessário saber que muitas dessas avaliações negativas vão acontecer, da mesma forma que as avaliações positivas, portanto, esteja preparado para tanto elogios quanto críticas.

3 – Gasto maior com o veículo

Obviamente que quanto mais você utilizar o seu veículo, mais custos serão inseridos, principalmente pelo desgaste de algumas peças, pneus, pastilhas e também a gasolina ou álcool. Dessa forma, será necessário sempre ter uma grana tirada do total de seu ganho para investimento nessa área.

O aumento do combustível também não é uma das melhores notícias para os motoristas de aplicativos, principalmente porque os ajustes do app não trazem vantagens para os trabalhadores, mas sempre priorizando o cliente e o custo menos.

Dessa forma, agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desvantagens de utilizar essa forma de ganhar dinheiro, vale a pena pensar e colocar na balança o ônus e o bônus.

Acompanhe sempre nosso site para saber mais novidades sobre o tema e sempre ficar por dentro de atualizações.

Comente