Início » Dicas de Aplicativos » Meu INSS aplicativo: Como funciona? Serviços e como fazer download!

Meu INSS aplicativo: Como funciona? Serviços e como fazer download!

Muito pouco se é divulgado sobre alguns aplicativos lançados pelo governo, principalmente aqueles que podem vir para ajudar quem precisa resolver problemas rápidos, como é o caso de questões relacionadas à Caixa Econômica, FGTS e também o INSS.

Você sabia que existe o aplicativo Meu INSS? Criado para facilitar a vida dos brasileiros, por meio do INSS, aqueles que são aposentados ou pensionistas, não é mais necessário ir até  uma agência para verificar informações relacionadas, sendo muito resolvido por meio do app.

Veja aqui como funciona, principais usos, como instalar o seu, cadastro e demais questões que precisa saber para facilitar sua vida.

Meu INSS Aplicativo: para que serve?

Meu INSS Aplicativo: para que serve?

Conhecido por ser um dos canais de comunicação online com maior acesso pelo público alvo, ele foi desenvolvido para facilitar a comunicação com o INSS, dessa forma, os usuários podem ter acesso aos serviços com muito mais facilidade, sem ter que se deslocar até uma agência do mesmo, poupando tempo, dinheiro e energia.

Além disso, por meio do app é possível fazer a consulta de informações mais simples, tudo na palma de sua mão, independente do lugar que estiver. Esse é uma inovação do INSS por meio do investimento em digitalização de alguns serviços.

Assim, só será preciso ir até a agência em casos extremos ou em serviços muito específicos, como é o caso de complementação de documentação ou para realizar algum processo de perícia, por exemplo.

Se você não sabe para que ou como funciona o aplicativo, veja abaixo mais sobre os 90 serviços disponibilizados pelo app Meu INSS.

Consulta de extratos

Além de ser possível verificar o extrato da previdência CNIS, também é possível imprimir ou fazer a consulta dos extratos de empréstimo consignado, ou, os extratos do Imposto de Renda.

Essas questões financeiras são primordiais para quem precisa de um empréstimo ou quer verificar a margem consignável existente, além de que é necessário para quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda para um empréstimo anterior.

Atualização dos dados cadastrados

Deixar o seu cadastro atualizado quando o assunto é INSS é de suma importância, dessa forma, você evita bloqueios do benefício e demais problemas. Dessa forma, é sempre importante verificar se as informações, endereço e contato são atuais, principalmente em caso de tentativa de contato do órgão com o usuário.

Caso algum dado pessoal seja alterado, é indicado que seja atualizado o quanto antes no aplicativo, seja o nome, mudança de endereço ou demais possibilidades. Tudo isso é fácil de fazer, somente em alguns casos específicos sendo necessário ir até a agência física, mais precisamente quando é necessário comprovar algum documento específico.

Solicitação de agendamentos

Para fazer agendamentos ou requerimentos, é possível tudo isso por meio do aplicativo. Dessa forma, se o atendimento for especificamente de forma física, é possível adiantar o atendimento pelo aplicativo.

Ao acessar o aplicativo ou o site do INSS, é preciso ter em suas mãos o número do benefício, do NIS – Número de Identificação Social e assim, informá-los quando pedidos.

Outros serviços disponíveis

Além de todos os serviços já mostrados abaixo, existem muitos outros que podem ser feitos, como são os casos:

  • Aposentadoria urbana;
  • Salário maternidade;
  • Simular o tempo de contribuição;
  • Agendamento e requerimento/
  • Histórico de crédito do benefício;
  • Carta de concessão;
  • Encontre uma agência;
  • Consulta declaração.

E muitos outros, tudo isso por meio do App Meu INSS, facilitando todo o procedimento dos usuários por meio do smartphone, item que já se tornou essencial na vida da maioria dos brasileiros.

Como baixar o app Meu INSS? Veja abaixo!

O aplicativo do Meu INSS está disponível para sistemas iOS ou Android. Se você quer instalar o seu, veja como funciona o procedimento seguindo o passo a passo abaixo:

  • Acesse a Play Store ou App Store do seu smartphone. Por lá, procure por “Meu INSS – Central de Serviços”;
  • Clique na primeira opção que aparecer e então em “Instalar”;
    Como baixar o app Meu INSS? Veja abaixo!
  • Depois disso, basta preencher seus dados pessoais que te deem acesso a sua conta pessoal. Pronto!

Agora que você já possui o app Meu INSS, poderá investigar e verificar demais possibilidades existentes no aplicativo, tudo de modo a facilitar a vida dos usuários do sistema em todo o Brasil.

Nunca mais será necessário se preocupar em chegar na agência em determinado horário para pegar menos fila, basta fazer demais agendamentos de forma online, comparecendo no horário e sendo atendido com dignidade.

Dessa forma, o aplicativo veio para dar mais conforto aqueles que utilizam os serviços do INSS, tudo de uma forma simples e sem delongas.

Comente