Mercado Livre – Como funciona? Como comprar e vender? É seguro?
Você já conhece o Mercado Livre? Já faz uso do seu aplicativo? Aqui, você irá conhecer como funciona o site e as compras realizadas nele, se é seguro ou não, entre outras informações que irão deixar você por dentro do assunto.
O que é o Mercado Livre?
O Mercado Livre corresponde a uma plataforma que conecta compradores a vendedores de diversos tipos de produtos. Lá, é possível vender e comprar, desde carros e imóveis, até produtos para casa, acessórios de moda e eletrônicos. É como um grande feirão: tem de tudo um pouco!

É importante ter sempre em mente que a empresa Mercado Livre, propriamente dita, não comercializa nenhum tipo de produto. O trabalho deles é o de intermediar transações de compra e venda, pela oferta dos seguintes serviços:
- Anúncios;
- Garantia do pagamento e do recebimento do produto;
- Sistema de avaliação de vendedores, que funciona como um selo de garantia de que aquela pessoa cumpre com o prometido e entrega o produto exatamente como está no descritivo.
Além do site, o Mercado Livre também tem um aplicativo que pode ser baixado em smartphones Android ou IOS. O cadastro é bem fácil de ser feito, basta criar uma conta, usando os seus dados pessoais e um e-mail.
Como funciona o aplicativo?
Se você quer comprar, o procedimento é exatamente como o de outras lojas online, basta:
- Cadastrar-se;
- Escolher o produto;
- Adicionar ao carrinho;
- Selecionar uma das opções de envio;
- Escolher a forma de pagamento;
- Finalizar a compra.
Anunciar, também, é bem prático e rápido. A plataforma é autoexplicativa, tudo é feito por formulários, não tem como dar errado.
O vendedor só precisa estar atento à qualidade das fotos e do texto do anúncio. Afinal de contas, há uma grande concorrência e leva vantagem ao vendedor/loja que fizer o melhor anúncio, com boas fotos e descrição detalhada.
O bacana de tudo é que o próprio site não te deixa esquecer de citar a marca do produto, se é novo ou usado, de que forma será feita a entrega e mais alguns detalhes que ajudam muito, principalmente quem está começando.
O anúncio é sempre gratuito, exceto para imóveis e veículos. O vendedor pode, se quiser, aumentar a exposição, para ter mais chances de vender.
Como isso funciona? O seu produto aparecerá em destaque quando buscas relacionadas a ele forem feitas. Existem dois tipos de Exposição, a Alta e a Máxima, e para cada uma é cobrado um valor diferente, que é descontado pelo site quando a venda é concretizada.
Como efetuo saques?
O recebimento do produto vendido demora um pouco para ser efetivado, pois o comprador pode desistir da compra em até 7 dias corridos (conforme a lei brasileira).
Além do mais, é preciso criar uma conta no Mercado Pago, sendo que todo o crédito de venda no Mercado Livre é transferido para o Mercado Pago e o valor pode ser transferido para a conta corrente do vendedor ou pode ser usado como crédito para compras no site.
A escolha fica por conta do usuário da plataforma. É importante que se saiba que a transação de transferência de valores do Mercado Pago para uma conta bancária tem um custo de R$3,00.
É um procedimento seguro?
O Mercado Livre funciona tão bem que algumas pessoas ganham a vida, exclusivamente, por essa ferramenta. O que é importante ter sempre em mente é:
- Boas fotos;
- Descrição rica em detalhes;
- Consciência das taxas, para não se surpreender recebendo menos do que o esperado.
Eles têm uma boa política de compras, seguem as leis brasileiras, estão sempre de olho no que é permitido ou não comercializar, além de estarem sempre atualizados quanto às normas dos Correios.
Agir sempre com ética e manter sempre o respeito pelo seu cliente e seu vendedor é, sem dúvidas, atrair bons negócios. Não fique de fora dessa importante ferramenta incrível, que é o Mercado Livre!
Comente