Início » Lista dos Melhores » Como liberar espaço na memória do celular com os melhores aplicativos

Como liberar espaço na memória do celular com os melhores aplicativos

Com a utilização cada vez maior dos smartphones e o imenso número de dados que acessamos diariamente pela Internet, muitas vezes, o celular fica com a memória esgotada. Afinal, os aplicativos estão em constante atualização. Mas, se você não quer ter de excluir informações importantes do aparelho é melhor ter uma ferramenta de limpeza eficiente.

Algumas pessoas preferem fazer o serviço de limpeza desses dados manualmente, apagando fotos, arquivos e aplicativos desnecessários.

Porém, para otimizar a utilização do seu aparelho e conseguir uma melhor performance, existem alguns aplicativos que podem ser utilizados para limpar a memória do seu celular.

Os aplicativos de limpeza da memória do celular costumam ocupar pouco espaço e podem ser muito efetivos (e indispensáveis) para garantir o melhor desempenho  e rapidez do seu aparelho. Afinal, quando a memória está cheia a principal perda é na rapidez e desempenho.

Mas nada vai adiantar se você baixar um aplicativo igualmente pesado, não é mesmo?

Além do mais, aplicações desta têm acesso a grande parte de informações pelo usuário no dispositivo. Portanto, é preciso ter a certeza de que o app é seguro e não vai abrir brechas para vírus, hackers ou roubar seus dados para vender a empresas, como já aconteceu com o Clean Master, por exemplo. A empresa foi acusada em 2018  por fraudar as informações do usuário e violar políticas de privacidade.

Aqui no Melhores Aplicativos selecionamos os apps mais bem avaliados na Play Store e Apple Store. Estas opções você pode confiar que vão te ajudar a liberar espaço no seu dispositivo de forma eficiente.  Veja só como funciona cada um:

[lwptoc hierarchical=”1″ numeration=”none” numerationSuffix=”dot” title=”Resumo do Conteúdo”]

Melhores aplicativos de limpeza da memória do celular

como liberar espaço na memória do celular

A melhor forma de limpar o seu celular e garantir que fique mais rápido é fazendo o downlod de um bom app de limpeza. Nas lojas de aplicativos é possível encontrar alternativas mais completas ou mais simples, com otimização da memória RAM ou somente para gerenciamento de documentos.

1. RAM Booster e Cleaner

Liberar espaço

O aplicativo é um dos mais completos na limpeza da memória RAM, além de ter uma interface bem intuitiva. Você não vai precisar mais do que 3 cliques para conseguir liberar espaço na memória e conseguir um celular com processamento mais veloz.

baixar na play store

2. Android Booster: deixa o Android mais rápido

Como limpar a memória do celular - 5 melhores aplicativos seguros

O Android Booster é um aplicativo compacto que pode ajudar a melhorar o desempenho do seu celular. Pressionando um único botão, você pode acelerar os seus aplicativos e liberar memória do celular. Ele ainda faz uma varredura no aparelho, limpando o cachê, além de possuir as opções de uma limpeza completa, gerenciador de aplicativo e modo de economia de energia.

Você poderá visualizar o gráfico de uso total da memória do celular e verificar quanto cada aplicativo está utilizando do espaço de armazenamento.

Tamanho: 4,17 MB

baixar na play store

3. RAM Booster Ultimate Pal: otimiza a memória RAM e deixa o celular mais rápido

Como limpar a memória do celular - 5 melhores aplicativos seguros

Se você possui um aparelho mais antigo, o RAM Booster Ultimate Pal é ideal para você, uma vez que aceita as versões mais antigas do Android. Com apenas um toque, você conseguirá otimizar a performance do seu aparelho, visualizando, também, o gráfico de utilização da memória. A interface do aplicativo está em Inglês, mas a navegação é fácil.

Para executar a limpeza, basta o usuário clicar no botão “Boost”. Por ali, você acompanhará um gráfico de quanto de espaço foi liberado do seu celular.

Tamanho: 3,37 MB

baixar na play store

4. CCleaner: limpeza de arquivos profunda

CC Cleaner Aplicativo

O mais conhecido e tradicional aplicativo para limpar a memória do celular, a versão mobile do CCleaner é uma ótima opção para realizar esta função.  Com ele você pode apagar arquivos desnecessários e Apps instados que não estão sendo utilizados, além de também poder apagar aplicativos do sistema que não possuem utilidade.

Clicando no botão “Analise”, o aplicativo listará os arquivos para que você selecione os que deseja apagar. Você poderá excluir diversos tipos de arquivos, incluindo SMS, histórico de ligações e arquivos do sistema desnecessários, bastará você clicar em “Clean”, depois de selecionado os arquivos.

O CCleaner mostra também em sua tela principal o uso total de armazenamento e memória RAM do seu aparelho.

Tamanho: 6.28 MB

baixar na play store baixar na apple store

5. Files Go: aplicativo do Google para gerenciar arquivos e limpar o celular

Como limpar a memória do celular - 5 melhores aplicativos seguros

Liberado recentemente para a utilização dos usuários, o Files Go é o gerenciador de arquivos do Google. Com ele, você pode facilmente liberar espaço na memória interna do seu celular. São várias as funcionalidades que te ajudam a limpar o celular, o Files Go encontra, por exemplo, arquivos de cachê dos aplicativos, imagens repetidas ou do WhatsApp, entre outras mídias que podem estar fazendo volume no seu aparelho.

Além da função principal de liberar espaço no dispositivo, o Files Go ainda funciona como gerenciador de arquivos, onde você pode localizar facilmente arquivos do celular.

Tamanho: 3,68 MB

baixar na play store baixar na apple store

6. Let’s Clean: gerenciamento de arquivos do dispositivo

Let's Clean

O Let’s Clean é uma ferramenta que veio para ajudar você é, um aplicativo que limpa a memória e impulsiona ampliando espaço para que o seu telefone androide tenha melhor funcionamento. Com esse aplicativo seu aparelho tem vida útil muito maior, não fica trancando na hora que você mais precisa.

Quando você vai usar seu celular, sempre aparecem propagandas de produtos e as vezes você clica nelas sem querer e acaba baixando algumas no seu aparelho. Elas ficam atrapalhando a funcionalidade do mesmo e aparecem a toda hora.

O Let’s Clean acelerador e otimizador possui dados inteligentes que permitem funcionamento mais abrangente dos aplicativos no seu celular limpando e congelando o que é inútil para economizar muito mais bateria.

Recursos do app

  • Faz limpeza de resíduos;
  • Remove arquivos de cache e arquivos de lixo;
  • Impulsiona a memória do celular;
  • Otimiza o desempenho do aparelho;
  • Acelera a velocidade;
  • Atua como cooler de celular;
  • Com apenas um toque o aplicativo faz uma varredura com o objetivo de encontrar aplicativos que possam aquecer a memória do aparelho;
  • Promove economia de bateria, pois ele coloca app que não são usados para hibernar e dessa forma o tempo de bateria do aparelho passa a ter muito mais durabilidade.

O aplicativo não pode ser baixado pelas lojas oficiais de aplicativos. Portanto, o download pode ser realizado pelo site.

7. Max Limpeza: proteção de arquivos do Android

O MAX Limpeza é um aplicativo desenvolvido para Android, que age na limpeza e na proteção do seu celular, eliminando lixo eletrônico, arquivos maliciosos e vírus, de um modo geral. Ele é um dos aplicativos mais utilizados pelo mundo todo, com avaliações muito positivas sobre o seu funcionamento.

Atualmente, cerca de 6 milhões de usuários possuem o MAX Limpeza instalado em seus aparelhos móveis. Desses, a grande maioria considera como um aplicativo de grande eficácia, tendo alcançado 4,8 estrelas, do total de 5. Podemos definir, portanto, que o MAX Limpeza está entre os principais – senão, o melhor – do segmento de limpeza e proteção.

Aumenta a memória do seu celular

O MAX Limpeza elimina o lixo eletrônico existente em seu aparelho, além de gerenciar arquivos que são muito pesados, dando a possibilidade de eliminá-los, caso queira. É um aplicativo inteligente, que percebe arquivos duplicados e elimina os repetidos.

Limpeza profunda

Por meio da verificação do lixo eletrônico, o MAX Limpeza atua limpando os caches de outros aplicativos, bem como arquivos em APK que não estejam sendo utilizados e arquivos residuais, que se mantém mesmo após a desinstalação de apps. Assim, ele ajuda na limpeza e na liberação de espaço.

Acelera o celular

Com menos arquivos atrapalhando no sistema, o seu celular voltará a ter a velocidade obtida na compra. O MAX Limpeza limpa vírus e a memória, deixando o aparelho trabalhar com menos ações de plano de fundo.

Antivírus integrado

O MAX Limpeza é considerado o melhor eliminador de vírus para Android. Além disso, você obtém antivírus grátis em sua instalação, que fazem a varredura do sistema constantemente, procurando por arquivos maliciosos e lixo eletrônico.

Bloqueia aplicativos maliciosos

Muitas vezes, ao fazer o download de um determinado app, acabamos baixando outros arquivos juntos. O MAX Limpeza identifica esses aplicativos, bem como define as permissões para o funcionamento dos mesmos, eliminando os que forem prejudiciais ao sistema Android.

Ajuda na economia de bateria

Pelo simples fato de eliminar aplicativos que atuam de modo prejudicial, ele acaba por favorecer na manutenção da bateria. Mas, indo além o MAX Limpeza encontra e interrompe aplicativos não utilizados e que estão consumindo bateria.

baixar na play store baixar na apple store

Aplicativos de limpeza exlusivos para o iOS

Se você é usuário do iOS então é melhor conferir a lista de melhores aplicativos para o iPhone, além de cogitar o uso de aplicativos espe´cificos para limpeza. No caso do sistema operacional da Apple as opções mais recomendadas são:

  • BatteryDoctor foi elaborado para monitorar o funcionamento da bateria do IPhone, porém, o App traz ferramentas que ajudam a melhorar a performance do aparelho, tais como limpeza de cache e otimização do sistema IOS.
  • Cleanner – um dos mais populares aplicativos de limpeza de memória, ele atua principalmente na exclusão dos arquivos temporários, que ocupam espaço desnecessário no celular quando abrimos páginas no Safari.
  • Memory Disk Pro – outro App que varre arquivos desnecessários em seu IPhone. Depois de iniciado,ele opera automaticamente, fazendo varreduras bem completas no sistema. Também, ajuda a otimizar o funcionamento do celular.
  • WondershareSafeEraser – elimina os arquivos inúteis do sistema IOS, preserva dados pessoais e ainda pode compactar imagens. Ele é simples de ser usado, o que é bom para pessoas que sentem dificuldade com esse tipo de ferramenta.

Como o celular armazena dados? Tipos de memória

Se o seu celular não cabe nem mais um aplicativo ou te dá um aviso de memória cheia qunando vai fazer o download de um arquivo ou tirar uma foto, é porque precisa otimizar o espaço disponível.

Entretanto, fazer isso manualmente vai precisar que você entenda a diferença das memórias de armazenamento do aparelho. São elas:

📂• Memória RAM

O armazenamento RAM (Random Access Memory) é uma memória que armazena as informações por pequenos intervalos de tempo. É ela quem vai agir na hora de processar um aplicativo enquanto ele está aberto ou para ler arquivos, por exemplo.

Entretanto, todos os dados que ela armazena são eliminados no momento em que o aparelho desliga ou atualiza. Por isso, quanto mais rápida for a sua memória RAM, maior será a capacidade do seu dispositivo em processar informações.

📂• Memória ROM

A sigla (Read Only Memory) já dá uma pista de para que serve esse tipo de memória, destinada apenas para a leitura, ou seja, só é usada no momento de processar arquivos do sistema.

Esse armazenamento mantém os arquivos mesmo quando o aparelho é desligado, atualizado ou inicializado. Ao mesmo tempo, é ela que garante que o seu celular continue funcionando depois de você acidentalmente (ou não tão acidentalmente assim) apague arquivos que não devia.

📂• Armazenamento Externo

É aquele chip a mais de memória que você compra nas bancas ou lojas de operadoras ou tecnologia. Eles são hardwares, portanto armazenam a memória podendo visitá-la em qualquer dispositivo, bastando ser inicializado. Funciona como um pendrive.

Por sua vez, o armazenamento interno do celular é o espaço que o dispositivo utiliza para armazenar todas as informações de sistemas, dados, aplicativos baixados, e todos os demais arquivos que ele possa conter.

Como você pôde perceber, quase todas as funções que são realizadas num smartphone geram dados, que serão armazenados por essa memória limitável (geralmente entre 4 a 36 G de espaço).

Agora imagine que todos esses dados, em diferentes momentos, precisarão ser processados pelo sistema do seu aparelho. Entendeu porque celulares com memórias cheias podem comprometer a velocidade e experiência com o dispositivo?

Independente de quão bom seja o seu processador, muitos dados geram mais lentidão – e é por isso que você deve fazer limpezas com frequência em seu smartphone.

Como liberar espaço na memória do celular manualmente em 5 passos

Não quer fazer o download de aplicativos de limpeza? De fato, é possível liberar espaço na memória do celular manualmente. Para fazer isso use os seguintes passos:

1. Limpeza na galeria

Dicas para tirar fotos

Acredite, pode até ser interessante revirar todas as suas fotos na galeria. Certamente você vai se deparar com coisas de muito tempo, inclusive alguns arquivos já deveriam ser deletados como aquelas famosas fotos borradas ou com o dedo na frente da tela.

Inspecione também a pasta que armazena as mídias recebidas de aplicativos, como aquelas boas e velhas fotos de bom dia e boa tarde que chega para você pelo Whatsapp.

Se você utiliza o seu celular para armazenar arquivos importantes ou simplesmente não quer deletar algumas fotos que moram no seu coração então saiba que você pode, ao menos, reduzir o tamanho desse arquivos – ãs vezes sem nem precisar perder a qualidade na imagem. Para fazer isso use o Tiny PNG.

Em relação aos vídeos, mande todos para uma nuvem. Afinal, esses são os principais comilões de espaço no seu celular, pois são arquivos grandes e que exigem muito espaço.

O Dropbox e o Google Drive possuem possibilidade de sincronização com o smartphone, assim você pode programar o envio e – quando precisar liberar espaço no seu celular novamente, não precisará ficar com um pé atrás ao apertar o “delete”.

2. Remova arquivos de downloas

Limitar downloads

Outro lugar que armazena documentos escondidos é a área de downloads. Aquele documento word que você baixou, um PDF de um site ou aquele filme pirateado devem ficar superlotando o seu celular. Faça uma limpeza em tudo o que não for necessário.

3. Salvar as mensagens do Whatsapp na Nuvem

Quem tem o aplicativo a partir da versão 2.12.197 já conta com a opção de salvar todo o conteúdo no Google Drive, o que inclui as mensagens, áudios e mídias. Para isso não precisa nenhum cadastro, basta usar a conta que está logada no dispositivo.

No Whatsapp,no entanto, é preciso configurar a nova forma de salvamento. Para isso, basta seguir os passos que seguem:

  1. Configurações;
  2. Conversas e chamadas;
  3. Backup de conversas;
Liberar espaço

4. Configure a opção para salvamento na nuvem e regule a periodicidade em que deseja fazer o backup dos conteúdos;

Liberar espaço

5. Clique em Fazer Backup para enviar os dados armazenados até agora no app para a nuvem;

6. Prefira realizar esse procedimento em um local com Wifi estável, para assegurar que não haja perda de dados.

4. Cuidado com o Spotify e a Netflix

Streamings podem parecer inofensivo por serem serviços que, costumeiramente, se usa online. Mas a verdade é que tudo aquilo que você baixa na sua Netflix ou Spotify também vai parar na memória interna do seu celular, a diferença é que você não consegue visualizar o arquivo numa pasta convencional, como na sua galeria ou na pasta de “Downloads”.

Para gerenciar esses arquivos é preciso ir nos próprios aplicativos decidir o que você quer que fique salvo offline e, depois, conferir se não há nenhum resquício de vídeo ou música salva na sua galeria.

5. Monitore pastas e arquivos pesados

Gerenciador de arquivos

Se você faz uso intenso do seu celular é bom monitorar as pastas que são mais pesadas, assim você poderá saber quando está na hora de aumentar a sua memória ou fazer uma limpa em arquivos que, meses atrás, pareciam fundamentais.

Alguns aplicativos podem te ajudar com gráficos visuais que te farão enxergar melhor quais são essas pastas e o quanto elas consomem do seu armazenamento interno. Entre eles está o ES File Explorer e o Disk Usage e Storage Analyzer – ambos muito simples de operar.

Quais aplicativos mais consomem espaço no celular?

Alguns aplicativos como o do Facebook e o Whatsapp são verdadeiros mineradores de memória. Procure sempre realizar a limpeza do cachê para liberar espaço de armazenamento.

Além disso, procure utilizar o compartilhamento de arquivos com nuvens, liberando ainda mais espaço do seu celular.

O Google Fotos, por exemplo, possui espaço ilimitado e nele você pode ativar o compartilhamento automático de imagens.

Como deixar o celular mais rápido? Dicas para Android e iPhone

O celular está mais lento do que o normal? Então essas dicas vão te ajudar a otimizar o tempo que o seu dispositivo leva para carregar informações. Certamente, vai melhorar o seu uso.

1. Tela inicial sem ícones de aplicativos

tela inicial android sem apps

Sabia que telas iniciais sem os aplicativos ficam mais ágeis? Sim. Principalmente a transição entre elas. Por isso, retire os apps que menos usa das telas iniciais. Assim, além de tornar tudo mais organizado, ganhará mais desempenho do sistema.

2. Evite papéis de parede animados

É legal a impressão que os papéis de paredes animados dão à tela de entrada do seu smartphone Android, porém elas forçam trabalho a mais para o dispositivo. Portanto, prefira imagens tipo fotografias, estáticas.

3. Realizar regularmente a limpeza de cache

Aqui, um dos principais vilões da memória temporária do aparelho. Lá ficam dados sem função, que se acumulam a centenas de MB. É simples de fazer, dependendo da sua versão Android:

  1. Vá em “Armazenamento”;
  2. Toque em “Dados armazenados em cache”;
  3. Surgirá uma mensagem pedindo confirmação se realmente você querer excluir os dados em cache. Confirme.
limpar cache android

No iOS a operação pode ser feita conforme indica a imagem abaixo:

como deixar iphone rapido

4. Elimine arquivos desnecessários

Quantas imagens você tem guardadas nas pastas de WhatsApp? E quantos áudios? Nem vou perguntar sobre os vídeos… O certo é que precisa fazer uma garimpagem do que serve. No caso de fotografias, que tal removê-las para o Google Drive, ou descarrega-las em um pendrive? Tirando esse peso da memória do smartphone Android, ganhará mais velocidade.

limpar arquivos do android

5. Abra mão de aplicativos obsoletos

Sabe aquele App que não usa mais? Chegou a hora de desinstalá-lo – ele está atrapalhando a performance de seu aparelho. Quanto menos aplicativos instalados, mais memória RAM disponível (ela está intimamente ligada ao processador do smartphone).

Faça já uma lista dos aplicativos que não atendem mais às suas necessidades, e exclua-os. Além de mais espaço para novos, o processador agradecerá. E sempre que quiser ter o aplicativo, é só ir na Google Play e instalá-lo novamente (a versão atualizada). Já ensinamos como esconder apps de fábrica.

6. Não tenha muitas telas iniciais

Como vimos acima, ter poucos aplicativos nas telas iniciais ajudam. E que tal ter apenas uma tela? Organize os aplicativos numa tela, assim a interface gráfica não será tão alterada. Depois que organizar tudo, elimine as outras (caso seu celular não reconheça automaticamente a organização).

telas iniciai -do android

7. Confira o uso da bateria

Observando o funcionamento da bateria, será possível conhecer os aplicativos que estão com processos abertos. Por esse caminho poderá desativar tais processos, melhorando o rendimento do sistema e ganhando mais rapidez.

É legal, também, cuidar bem da bateria, por isto, não a deixe carregando ligada por muito tempo, e nem abaixo dos 20%. O ideal é que sempre tenha cargas de entre 20 a 80% e, se puder, carregue com o aparelho desligado, assim economizará energia e a vida útil da bateria.Já mostramos aqui como saber se a bateria está viciada.

8. Gerencie melhor os widgets

Aquelas nativas do celular não precisam estar na tela inicial sempre. Remova-os, não precisa ficar olhando direto para o ícone de mensagens SMS, por exemplo, se vagamente o utiliza. Pode excluir sem medo, eles continuarão na “gaveta de widgets” do sistema.

9. Migre aplicativos para o SD

Para aparelhos que oferecem a memória expansível, existe a possibilidade de transferir alguns aplicativos para o cartão de memória. Não causará nenhum tipo de problema ao funcionamento do aplicativo. Quem ganhará é o aparelho, que terá mais memória útil para seus processos.

Normalmente, os cartões SD têm bastante memória disponível, então aproveite!

10. Realize sempre a atualização do software

Ela é sempre demorada, mas vale muito a pena fazê-la sempre. Ela otimiza o sistema Android e evita instabilidades. Facilmente identificará se existe alguma atualização disponível. Veja os passos:

  1. Vá em “Ajustes”;
  2. Depois, toque em “Sobre o telefone”;
  3. Escolha “Atualização do Software”, se tiver alguma disponível. É só acionar para começar.
como deixar android mais rápido

Anotadas as dicas para tornar seu aparelho Android mais rápido?

Vimos que boa parte dos erros que consomem demais o sistema é simples de serem resolvidos. Está mais ligada à falta de desapego. Pulada essa parte, logo conseguirá que seu aparelho trabalhe melhor, e consiga utilizá-lo por longo tempo. Claro, precisa manter o hábito de realizar as verificações indicadas, Ok?

As atualizações do sistema IOS podem trazer versões mais pesadas, porém, elas normalmente vêm acompanhadas de inovações que dão melhor performance ao sistema e também corrigem os bugs.

11. Não deixe Bluetooth e Wi-Fi ligados

Essas conexões ligadas ao mesmo tempo fazem com que o aparelho busque sinal initerruptamente, causando sobrecarga no sistema e esgotamento da bateria, de maneira mais rápida.

Ligue o Bluetooth apenas quando for necessário o envio de dados, e com o outro disposto próximo. Já o Wi-Fi, evite fazer deslocamentos com ele ativado – quando estiver na rua, deixe apenas a conexão do seu pacote de dados ativa.

Porque o celular começa a ficar lento?

O que deixa o celular lento

Se você já precisou trocar o seu celular alguma vez na vida conhece bem a decepção que é ter de se desfazer de um aparelho que foi comprado não faz nem três anos. Começa assim: nos primeiros meses, tudo parece perfeito, mas ao longo do tempo vão aparecendo os problemas: as a abas que não se abrem, lentidão, a falta de espaço na memória. Pane no sistema.

Depois do desespero de tentar reiniciá-lo sem resultado ou de pesquisar na internet mil e uma formas de recuperar o seu sistema, você deve ter pensado: “será normal um celular durar tão pouco tempo”?

Apesar de infeliz, a resposta para essa pergunta é sim, é normal que os celulares durem pouco. Tudo isso ocorre devido aos avanços da tecnologia e as estratégias ilegais praticadas pelas marcas pensadas para te fazer cair na armadilha dos celulares descartáveis.

Em primeiro lugar, você precisa entender que os celulares de hoje em dia funcionam como computadores muito pequenos. Assim como os notebooks, eles possuem memória RAM, placa de vídeo, gadgets,processador, entre outras peças.

Na medida em que o usuário utiliza o aparelho para baixar documentos, operar aplicativos e usar a internet, o sistema se enche de dados e arquivos que comprometem o espaço interno do celular e acabam por exigir cada vez mais do dispositivo.

Quando o smartphone fica sobrecarregado, o sistema apresenta lentidão – e é aí que você vai notar o travamento de páginas e a demora em realizar algumas coisas que, meses atrás, funcionavam perfeitamente.

Mas o motivo pelo qual o seu celular deixa de funcionar direito não é só esse. Em segundo lugar, vem a prática ilegal da indústria tecnológica, estratégia conhecida por obsolescência planejada.

A obsolescência é uma ação que prevê alterações nos produtos com o objetivo de diminuir a vida útil do aparelho, seja por acelerar a danificação de peças fundamentais ou, no caso de smartphones e notebooks, por meio de atualizações no sistema. Essas estratégias são praticadas por quase todas as marcas de smartphones – inclusive a

Apple e a Samsung, segundo a Fundação de Energia e Inovação Sustentável Sem Obsolescência Programada (Feniss). A criação proposital de aparelhos descartáveis se consolidou na depressão de 1929, nos Estados Unidos, como uma forma de movimentar o mercado. Afinal, se os produtos estragarem mais, as mesmas pessoas terão de comprá-lo novamente.

Como nos moldes antigos, o pensamento ainda funciona na contemporaneidade. Atualmente, por exemplo, a reforma de aparelhos chega a custar até 40% do que se gastaria na compra de um novo, o que força o consumidor a trocar de aparelho ao invés de arrumar o que já tem. Entendeu a lógica?

Segundo pesquisas, a obsolescência planejada é responsável por fazer com que o seu smarpthone dure uma média de até 3 anos, em média, quando poderia ter uma vida útil de 12 até 15 anos.

O consumidor, sem saber disso, se deixa levar pelo comércio. A prova está na pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que em parceria com a Market Analysis, descobriu que o tempo médio de vida do celular para o brasileiro é justamente o de três anos.

Ou seja, na primeira pane que smartphone apresenta, o usuário o troca por um novo. Inclusive, segundo o estudo, 81% dos entrevistados substituem o celular sem antes levá-lo à assistência técnica para saber se existe alguma alternativa.

Mas então existe uma alternativa? Sim, existe e é justamente isso que você vai descobrir aqui neste e-book. Se você procura por uma salvação para o seu celular (e seu bolso), esse passo a passo mostrado acima é  o caminho prático e certeiro para desviar das armadilhas criadas pelas marcas e garantir um desempenho melhor para o seu celular. 

 

Comente