Início » Dicas de Aplicativos » e-Título – O Título de Eleitor Digital – Como funciona?

e-Título – O Título de Eleitor Digital – Como funciona?

As eleições 2018 estão chegando, e a Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um aplicativo para facilitar a vida do cidadão.

A novidade tem como benefício, que não é mais necessário que o eleitor leve o título de papel com um documento de identificação com foto na hora de votar. Se fazendo necessário apenas o celular com o aplicativo instalado e com os dados validados.

E-TÍTULO

O app foi criado para facilitar, aqueles que sempre esquecem de levar os documentos, ou no dia da votação não lembram onde está o título, afinal, ele só é usado a cada 2 anos.

O aplicativo já está disponível para smartphones e tablets, na Google Play e App Store. O programa conta com informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral atual.

Além dos dados do título de eleitor, o software permite que o cidadão tenha acesso as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Essas certidões podem ser visualizadas pelo próprio celular.

É importante, que o eleitor preencha todos os dados cadastrais exatamente como foram cadastrados no sistema eleitoral, pois caso algum dado esteja errado o cadastro não será validado.

Outro ponto importante, é que o aplicativo estará disponível com foto, para quem fez o recadastramento biométrico (de impressões digitais), não havendo a necessidade de que o cidadão leve um documento oficial no dia da eleição. Caso o recadastramento não tenha sido feito, o aplicativo aparecerá sem a foto, sendo obrigado a levar outro documento durante a votação.

Como usar o e-Título?

1º Passo: Acesse a loja virtual do seu smartphone – Google Play ou App Store – e baixe o aplicativo;

2º Passo: Após instalar o app, é necessário que você insira seus dados pessoais como: nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, nome do pai e da mãe. Após, inserir todos os dados, clique em “acessar”;

3º Passo: Em seguida, apareceram 3 abas: onde votar? Certidão de quitação e Certidão Criminal;

4º Passo: A primeira aba “onde votar?”, é onde você encontra a sua zona eleitoral, com o número correto da seção e o endereço e a data da próxima eleição;

5º Passo: No dia da votação, é só levar o celular e apresentar o QR Code na aba validar e registrar o seu voto.

Titulo digital

O aplicativo permite diversas funcionalidades e facilidades e foi criado 100% pela Justiça Eleitoral. Com o tempo, acredita-se que serão implementados outros recursos dentro da plataforma, sendo possível fazer a justificativa eleitoral através do aplicativo, por exemplo.

O título de eleitor digital é obrigatório?

Mesmo disponibilizado por todo o Brasil e ser gratuito, não é obrigatório você possuir o aplicativo. Ou seja, você pode escolher entre o título digital ou o título físico com um documento oficial.

Comente