Início » Dicas Para Celular » Como compactar vídeo para WhatsApp? Veja dicas úteis!

Como compactar vídeo para WhatsApp? Veja dicas úteis!

Compactar vídeo para WhatsApp pode ser uma necessidade frequente para muitas pessoas. Isso porque compactar vídeo para WhatsApp é um método usado para ultrapassar os limites de tamanho da plataforma.

Mandar vídeos longos no app pode ser problemático, então nada melhor do que você conhecer algumas dicas úteis que podem compactar e garantir o envio do vídeo para o seu aplicativo de mensagens.

Por que compactar vídeo para WhatsApp?

vídeo sendo feito em celular

Quem não está acostumado a enviar mídias em apps de conversa pode não saber, mas existem limites de tamanho e tempo para tais arquivos, o que reforça a importância em compactar vídeo para WhatsApp de forma eficiente.

Além disso, enviar arquivos grandes demais pode exigir um consumo alto da franquia de sua internet (se for sua conexão no momento), pois demoraria demais.

O WhatsApp possui um limite para arquivos de imagem e vídeo de 16MB. Quando você tenta enviar arquivos grandes pelo computador, o limite muda para 64MB.

O que acontece é que o envio pelos smartphones vem com a sugestão de corte, isto é, onde você seleciona apenas um trecho do vídeo, onde considera mais interessante e importante.

Em certos vídeos que não são tão longos, mas que ultrapassam os 64MB, o próprio WhatsApp consegue fazer uma compressão e enviar, mas saiba que isso não acontece com todas as mídias.

Como compactar vídeo para WhatsApp?

smartphone com whatsapp aberto

Algumas dicas podem ajudar você a reduzir o tamanho do arquivo para compactar vídeo para WhatsApp o suficiente para enviá-lo sem problemas.

1– Cortar o vídeo

Como já mencionado, cortar o arquivo antes de enviar é uma forma fácil e simples, onde você seleciona e salva um determinado trecho da gravação.

Em dispositivos Android, essa opção pode ser acessada pelo Google Fotos. Selecione o vídeo desejado e toque no botão de ajustes. Depois, reposicione as barras laterais para recortar e salvar.

Já para iPhone, o aplicativo Fotos tem um funcionamento semelhante. Selecione o vídeo e toque no botão “Editar”. Em seguida, é só você movimentar os marcadores para os lados até definir o início e o fim do vídeo. Salve o novo arquivo e pronto.

2– Comprimir com aplicativos

Existem aplicativos que podem compactar vídeo para WhatsApp, assim deixam o arquivo mais leve, poupando memória do celular e acelerando o envio do vídeo.

Alguns aplicativos que podem ser utilizados para esse caso são Video Compress, Compacta Video e o Smart Video Compressor and Resizer.

Só lembre-se que quanto mais comprimir o vídeo, menor será a qualidade da imagem do arquivo, ok? 

Pelo computador, você pode fazer uma busca no Google por programas online gratuitos que fazem esse procedimento, como é o caso do site Compress.com.

3– Reduza a resolução dos vídeos na câmera

Essa modificação na configuração da câmera do seu celular pode auxiliar no tamanho final do arquivo, além de poupar um bom espaço na memória interna do dispositivo.

É claro que, ao mesmo tempo em que há o tamanho reduzido do arquivo, a qualidade da imagem também é afetada.

No iPhone, por exemplo, recomenda-se a modificação da resolução para 720p (a configuração nativa é 1080p). Já no Android, selecione a opção HD.

4– Zipar o vídeo

Para compactar vídeo para WhatsApp, há também a opção de zipar o arquivo. Isso pode ser feito tanto por aplicativos quanto por programas online.

Nesse processo, o arquivo também é reduzido e facilita o envio pelas redes sociais. O formato para compressão pode ser .RAR ou .ZIP.

5– Faça upload do arquivo na nuvem e compartilhe o link

Esse é um método ótimo para quem não quer perder a qualidade do vídeo. Inclua o arquivo em seu Google Fotos, Drive, Dropbox ou Flickr, por exemplo, e depois tudo o que você precisa fazer é compartilhar o link pelo WhatsApp para que outra pessoa tenha acesso.

Como está hospedado na nuvem, também não há chances de perder o arquivo.

Agora que você já sabe como compactar vídeo para WhatsApp, nos diga qual é a forma que você utiliza!

Comente