Início » Dicas de Aplicativos » O que é Cabify? – Tudo que você precisa saber como passageiro ou motorista

O que é Cabify? – Tudo que você precisa saber como passageiro ou motorista

Nos últimos anos, os aplicativos responsáveis por aproximar passageiros que precisam fazer uma “viagem” e motoristas disponíveis para levá-los têm se tornado cada vez mais popular, principalmente, nas grandes metrópoles.

A Cabify é uma empresa que surgiu na Espanha e chegou ao Brasil em junho de 2016, para oferecer esse tipo de serviço. Por meio de um aplicativo de smartphone – disponível para sistemas Android e iOS –, os usuários podem cadastrar-se como passageiros ou motoristas e, em poucos cliques, começar a rodar.

motorista cabify

Nesse post, iremos tirar suas principais dúvidas sobre o serviço da Cabify. Vamos lá?

Como funciona para o passageiro?

Ao baixar o aplicativo, o passageiro deverá realizar um cadastro simples, com nome, sobrenome, número de celular, e-mail e dados do cartão de crédito ou PayPal (duas únicas formas de pagamento aceitas pela Cabify –não é possível realizar corridas com pagamento em dinheiro).

A partir de então, já poderão ser solicitadas corridas pelo dispositivo cadastrado. Confira o passo-a-passo:

  1. Ao abrir o aplicativo, você deverá estar com o GPS ligado. Dessa forma, a tela inicial já irá apresentar o seu endereço atual (de partida). Caso o endereço esteja incorreto, você pode clicar sobre ele e corrigi-lo;
  2. Ainda na tela inicial, você poderá escolher se deseja realizar a corrida na hora (“Agora”) ou agendá-la para depois (“Reservar”). Essas opções são oferecidas no menu superior do aplicativo;
  3. Após confirmar o horário da corrida e o ponto de partida, clique em “Próximo passo” (botão inferior);
  4. Selecione o local de destino no campo indicado e, se necessário, deixe indicações ao motorista no campo de Mensagens (ideal para especificar pontos de referência ou local exato no qual você estará aguardando).
  5. Depois de confirmar o local de destino, é só clicar em “Peça o seu Cabify” e aguardar. Quando um dos motoristas disponíveis aceitar o seu chamado, os dados dele e do carro aparecerão na tela e você passará a acompanhar a movimentação em tempo real.

Como é feito o pagamento?

Como citado anteriormente, os serviços da Cabify podem ser pagos apenas em cartão de crédito ou PayPal, que devem ser previamente cadastrados no aplicativo.

Antes de realizar a chamada para corrida, o valor do trajeto será indicado no aplicativo e, após confirmada a solicitação, o valor será cobrado, automaticamente, no cartão escolhido.

cabify 1

Quais regiões são atendidas pela Cabify?

No Brasil, a Cabify atende às cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo. Porém, algumas áreas – por segurança dos motoristas – são restringidas pelo aplicativo e necessitam de agendamento prévio (é necessário consultar pelo próprio aplicativo).

Por que andar de Cabify?

A Cabify oferece uma forma prática, segura e de ótimo custo-benefício para quem precisa locomover-se com agilidade e não possui veículo próprio. Há motoristas disponíveis 24 horas, todos os dias da semana, e as taxas de serviço são menores do que as dos tradicionais táxis, por exemplo.

Como funciona para o motorista?

Vale destacar, antes de qualquer coisa, que para um carro ser incluído na frota da empresa ele deve ser um modelo superior a 2011, ter cor neutra (branco, prata, cinza, preto ou cores escuras), possuir ar condicionado e rádio/MP3. Além disso, o motorista e o carro devem estar com a documentação em dia.

O cadastro de motoristas é dividido em cinco partes. São elas:

Inserção de dados

Há três diferentes opções de cadastramento:

  1. Motorista que possui carro próprio;
  2. Motorista sem carro próprio (irá precisar utilizar carros de terceiros);
  3. Investidor (responsável por disponibilizar uma frota de carros que possam ser utilizados por outros motoristas).

Todas elas devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário, que consta no site oficial da Cabify.

Envio de documentos

Após realizada a etapa inicial de cadastro, deve-se enviar para a empresa todos os documentos necessários para a comprovação dos dados preenchidos anteriormente. São eles:

  1. Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com a observação “Exerce Atividade Remunerada”, no verso;
  2. Atestado de antecedentes criminais;
  3. Certificado de Registro;
  4. Licenciamento de Veículo (com DPVAT e apólice de seguro pagos).

Entrevista de capacitação

A Cabify entrará em contato com você para agendar uma entrevista, a fim de comprovar a sua capacitação.

Exames médicos

Durante a entrevista de capacitação, você receberá o direcionamento para realizar um exame médico.

Ativação

Após a aprovação em todas as etapas anteriores, o cadastro será ativado e o motorista já estará disponível para receber solicitações de corridas.

Como é o recebimento?

Cerca de 75% do valor de cada corrida realizada é creditado à conta do motorista da Cabify, podendo ser sacado a qualquer momento. Além disso, a empresa oferece, algumas vezes, bonificações de valor fixo, que podem ser obtidas pela realização de um número pré-determinado de corridas – uma espécie de bônus por “meta batida”.

É importante lembrar que esses 75% são calculados sobre o valor total da corrida, independente do cliente ter utilizado cupons de desconto ou não.

Porém, é necessário manter-se atento: custos de manutenção com o carro e abastecimento são totalmente por conta do motorista.

Não há, na empresa, quantidade mínima ou máxima de corridas que necessitam ser realizadas para o motorista manter seu cadastro funcionando, o que permite grande flexibilidade no horário de trabalho.

Além disso, a empresa oferece treinamento, palestras e suporte personalizado e gratuito ao motorista que queira investir na profissão.

Gostou do artigo? Já utilizou o serviço da Cabify? Conte para nós nos comentários e continue acompanhando o conteúdo do blog!

Comente