Início » Lista dos Melhores » 8 Melhores Aplicativos de Afinador de Instrumentos Musicais (Review)

8 Melhores Aplicativos de Afinador de Instrumentos Musicais (Review)

A tecnologia tem proporcionado muitas vantagens e benefícios – e a área musical não poderia ficar de fora. Se o seu instrumento estiver desafinado e você não estiver com um afinador em mãos, que tal apostar em um aplicativo de afinador de instrumentos musicais?

Agora, você pode fazer o download de um desses aplicativos diretamente em seu dispositivo móvel e aproveitar essa super comodidade.

Conheça aqui quais são os melhores aplicativos de afinação de instrumentos musicais, como eles funcionam e muito mais!

[lwptoc numeration=”none” numerationSuffix=”dot” title=”Resumo do Conteúdo”]

Como usar o celular para afinar instrumentos?

É normal se você ainda preferir os afinadores antigos e confiáveis (modelos analógicos e digitais), isso não se pode discutir. Mas, o que acontece se você realmente precisa ajustar seu instrumento e não tem o equipamento em mãos?

Os afinadores por aplicativo surgiram para resolver o seu problema, cumprindo sua função da mesma forma que se você estivesse usando um afinador tradicional.É claro que você pode encontrar afinadores digitais muito baratos e que dão conta do recado, mas não é mais vantajoso ter um programa no seu próprio celular – e de graça?

Por isso, é muito importante que, ao decidir fazer o download de um aplicativo de afinador de instrumentos musicais, você escolha um que realmente vá auxiliar na tarefa e que seja aquele que mais combina com o seu estilo e suas preferências.

O tipo de aplicativo que você for escolher envolve, basicamente, o tipo de instrumento que você quer afinar, se ele é gratuito ou pago e as particularidades que ele possui.

5 melhores afinadores

Melhores aplicativos para afinar instrumentos musicais

Existe uma infinidade de aplicativos voltados para afinar instrumentos musicais, mas aqui estão os 5 melhores, ou seja, aqueles que mais são recomendados e possuem ótimas avaliações, listados em ordem alfabética:

1. Afinador Cifra Club

app afinador cifra club

Baixe na Play Store | Faça o download na Apple Store

Disponível para Android e iOS – além de ter um site próprio –, o afinador do Cifra Club tem uma interface simples e é muito popular pela facilidade no uso. Grátis e por estar em português, esse aplicativo, assim como outros serviços do maior site de cifras musicais do Brasil, indica a nota por um ponteiro laranja.

Para afinar, basta tocar uma nota e seguir o que o ponteiro indica – ele irá mover-se para a esquerda ou direita, mostrando se é preciso subir ou descer o tom do instrumento.

Ainda, você pode com o aplicativo acessar o acervo do site, criar listas personalizadas com suas músicas prediletas, visualizar orientações de como tocar, bem como ouvir a música que você está aprendendo. Determinadas canções ainda contam com aulas em vídeo, para facilitar o modo de execução.

O Afinador Cifra Club é indicado para os instrumentos de corda.

2. Guitar Turner

aplicativo afinador

Clique aqui para baixar na Google Play

Disponível para iOS e Android, o Guitar Tuna é também um aplicativo para instrumentos de corda e é muito recomendado para músicos amadores, pois possui diversas ferramentas, além do próprio afinador, como metrônomo, jogos de aprendizagem de acordes, biblioteca de acordes e definições de afinação alternativas.

O aplicativo Guitar Tuna tem uma interface fácil, com o intuito de não atrapalhar a sua usabilidade. Gratuito e disponível em português, ele também é leve e não afeta o desempenho do dispositivo móvel.

3. n-TrackTuner

aplicativo afinador tuner tracker

Baixar na Apple Store | Baixar na Play Store

Para instrumentos de corda e de sopro, existe também a opção do n-TrackTuner, aplicativo disponível para Android, iOS e Windows. OApp identifica a nota e auxilia durante a afinação, por meio de gráficos e ponteiros.

A interface parece ser mais complicada do que os outros dois aplicativos mencionados anteriormente, mas é por ela que se encontra tudo o que é preciso para afinar o instrumento.

Dessa forma, não é muito intuitivo para iniciantes, mas serve muito bem para afinar instrumentos, além de ser gratuito.

4. Tunable

app afinador tunable

Baixar na Play Store | Baixar na Apple Store

O Tunable é um aplicativo pago que funciona como afinador cromático para dispositivos iOS e Android. Disponível em língua inglesa e em outros idiomas (mas não o português, infelizmente), o programa serve para afinar instrumentos de corda e de sopro, além de oferecer metrônomo e gerador de tons e acordes.

A interface do aplicativo indica a afinação do seu instrumento – se a nota ficar afinada, a tela ficará verde. Se aparecer o tom vermelho, isso indica que a nota está fora do tom.

Os valores que aparecem na tela estão em decibéis e Hertz, que combinados informam o tom e a posição da nota.

5. Tuner

aplicativo afinador turner

Baixar na Play Store | Apple Store

O Tuner é um aplicativo exclusivo para Android e serve para afinar instrumentos de corda, principalmente para quem tem conhecimento avançado em teoria musical.

O aplicativo ainda oferece ao usuário a escolha de três modos de afinação: Sound, Tune e Tune Auto.

O Tuner consegue medir a intensidade e o som, mostrando um ponteiro que se move conforme a nota é captada.O aplicativo promete uma afinação precisa, embora tenha uma interface simples (o que pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo do seu ponto de vista).

Gostou destas 5 indicações? Você ainda pode conferir muitos outros aplicativos de afinador de instrumentos musicais. Vá testando e escolha aquele que mais se adeque ao seu perfil!

6. Afinador de Violão para iniciantes

Afinador de violão para iniciantes

Baixar na Apple Store

O nome do aplicativo é autoexplicativo: a ferramenta realmente foi desenvolvida para quem está aprendendo a tocar violão. Por isso, seu funcionamento é simplificado e o app entrega alta precisão.

Como vantagem, o aplicativo chama a atenção pela boa usabilidade, possibilidade de afinação para mais de um instrumento e orientações para afinação. Já na lista de desvantagem está o acesso a poucos afinadores gratuitamente. Se quiser utilizar outros, será necessário pagar.

Interessado no aplicativo e quer baixá-lo? O Afinador de Violão para Iniciantes está disponível apenas para dispositivos com sistema operacional iOS (iPhone, iPad e iPod touch), ou seja, não está disponível para Android.

7. CF Tune

CFTune

Baixar na Apple Store

O CF tune tem um afinador sintonizador múltiplo, abrangendo cromático, de música instrumental e de instrumentos específicos. Portanto, é interessante para quem busca uma ferramenta completa, que envolva a afinação de mais de um instrumento, não somente o violão.

A ferramenta também possui um gerador de tom, um metrônomo e funcionalidades desenvolvidas especificamente para músicos experientes e iniciantes. Sua desvantagem está no fato de o app ser gratuito somente por duas semanas. Ademais, está disponível apenas para dispositivos com sistema operacional iOS.

Ele é um afinador digital que pode servir para pessoas que querem um auxílio temporário, visto que este app tem um tempo limite.

8.Pitched Tuner

Pitched Turner

Baixar na Play Store | Apple Store

O Pitched Tuner foi desenvolvido por músicos para quem está iniciando ou já é expert no violão. Sua proposta é afinar o instrumento com precisão e o mais rápido possível, melhorando a experiência do usuário.

O aplicativo tem como vantagens controles simples, fáceis de serem acionados e um visual clean, além de afinadores instrumental e cromático, todos com excelente performance. Então, use-o em sua aula de violão para assim ter sempre o seu aplicativo e afinador de violão grátis.

A desvantagem está associada ao idioma (o app está em inglês, embora seja fácil utilizá-lo), na necessidade de compra para liberar funcionalidades específicas e nos anúncios exibidos na versão gratuita do Pitched Tuner, que está disponível apenas para Android.

Comente